Correio do Povo

Porto Alegre, 17 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
13ºC
Amanhã
18º 26º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

20/08/2014 00:06 - Atualizado em 20/08/2014 00:23

Islândia evacua área ao redor do vulcão Bardarbunga

Ameaça de erupção gera preocupação com inundações e interrupção do tráfego aéreo

Ameaça de erupção gera preocupação com inundações e interrupção do tráfego aéreo<br /><b>Crédito: </b> Australian National University/Divulgação CP
Ameaça de erupção gera preocupação com inundações e interrupção do tráfego aéreo
Crédito: Australian National University/Divulgação CP
Ameaça de erupção gera preocupação com inundações e interrupção do tráfego aéreo
Crédito: Australian National University/Divulgação CP

Um dos maiores vulcões da Islândia, o Bardarbunga, determinou a evacuação dos seus arredores, por conta da intensa atividades nos últimos dias. A Defesa Civil do país determinou às polícias de Husavik e Seydisfjrdur "que fechem os portos e evacuem a região ao norte de Vatnajkull diante da atividade sísmica".

O número de habitantes afetados pela medida não foi informado. Os serviços de emergência decretaram o "estado de alerta", após o instituto meteorológico islandês elevar, na segunda-feira, para "laranja" o nível de aviso para a aviação, o que corresponde a uma "agitação alta ou em aumento, com maior possibilidade de erupção". O nível seguinte é o vermelho, quando uma erupção começa. O Bardarbunga é um imenso vulcão localizado em uma geleira no sul do país.

Se entrar em erupção, os cientistas o consideram suficientemente perigoso para afetar o tráfego aéreo no norte da Europa e no Atlântico Norte e provocar grandes danos na Islândia, principalmente inundações pelo derretimento das geleiras. O instituto meteorológico registrou 2,6 mil tremores, de magnitude de até 4,5, em quatro dias, devido à atividade do vulcão.

Mas Bryndis Brandsdottir, geofísico da Universidade da Islândia, indicou nesta terça-feira pela televisão que, segundo as últimas indicações, o magma não parece estar perto da superfície. Estaria entre "três a sete quilômetros" abaixo da superfície, acrescentou este especialista. Em 2010, a erupção do vulcão Eyjafjallajkull provocou o maior fechamento do espaço aéreo decretado na Europa em tempo de paz, com mais de cem mil voos cancelados em um mês e mais de oito milhões de passageiros bloqueados.


Bookmark and Share


Fonte: AFP





» Tags:Vulcão Islândia

O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.