Pacientes do Ipê serão remanejados da Santa Casa para Beneficência Portuguesa | Foto: André Ávila
O Hospital Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Beneficência Portuguesa, ambos de Porto Alegre, assinaram na manhã desta quarta-feira uma parceira para combater o excesso de demanda do Centro Integrado de Emergências Médicas da Santa Casa, frequentemente fechado devido à superlotação.
Primeiramente, somente pacientes que têm convênio com o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipê) serão remanejados para o Beneficência Portuguesa. Eles representam cerca de 20% das pessoas que procuram a emergência da Santa Casa. "A estrutura que estamos inaugurando consiste em dez leitos e duas poltronas, totalizando 12 vagas", informou o presidente do Hospital Beneficência Portuguesa, José Antônio Pereira de Souza.
Souza explicou que a triagem vai identificar se o paciente que chegou à emergência vai permanecer na unidade, se será encaminhado a um especialista ou ao bloco cirúrgico, que funciona 24 horas. "Os atendimentos serão feitos de acordo com a disponibilidade e a especialidade de cada instituição. Por exemplo, nós somos referência nacional em neurologia e neurocirurgia", esclareceu. Ele também afirmou que o hospital é o segundo que mais atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre.
Por se tratarem de pacientes do Ipê, convênio médico usado pelos servidores civis gaúchos, a parceira contou com apoio do governo do Estado.