Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

  • 20/08/2014
  • 18:53

Revitalização da orla do Guaíba garante espaço para o Cisne Branco

Trabalho deve começar em janeiro e ser concluído em um ano

  • Comentários
  • Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Em duas semanas deve ser lançada a licitação para o início da recuperação da orla do Guaíba em Porto Alegre. A concorrência se refere à primeira fase do projeto. A ideia é começar os trabalhos em janeiro do próximo ano. Um ano depois, a primeira etapa deve estar finalizada, de acordo com a expectativa da Prefeitura. A reforma vai contemplar um espaço definitivo para o barco de passeios turísticos Cisne Branco, atracado provisoriamente no Cais Mauá.

Conforme o coordenador do Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gades), Edemar Tutikian, um trapiche vai ser construído para que sirva de local de chegada e partida do Cisne Branco, em ponto próximo à Usina do Gasômetro. A mesma região vai contar com deques e um restaurante sobre o leito do Guaíba.

O projeto de revitalização da Orla, da Usina do Gasômetro até o Arroio Cavalhada, está dividido em cinco fases, sendo que a primeira delas abrange da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias. O trecho soma quase 1,5 mil metros e está orçado em R$ 57,4 milhões.

A região vai ganhar novo visual paisagístico, com arquibancadas na região dos taludes, ciclovia e iluminação com lâmpadas de led no piso. Outros três bares, além de estabelecimentos menores para abrigar o grupo que hoje vende bebidas e alimentos em barracas montadas no caminho, serão criados ao longo do trecho. Já as canchas esportivas serão revitalizadas, conforme prevê o projeto.

Bookmark and Share