Porto Alegre, quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

  • 22/08/2014
  • 09:36
  • Atualização: 10:03

Expectativa de inflação dos consumidores fica estável, aponta FGV

Estimativa é de 7,2% para os próximos 12 meses

  • Comentários
  • AE

O consumidor brasileiro acredita que a inflação ficará em 7,2% nos próximos 12 meses, segundo pesquisa feita este mês pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado do Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores de agosto, divulgado nesta sexta-feira, mostra estabilidade em relação a julho, quando o índice também ficou em 7,2%.

Como em junho, a expectativa havia sido 7,4%, a média trimestral ficou em 7,3%. Segundo o economista Angelo Polydoro, da FGV/IBRE, "Embora os itens que mais afetam a formação das expectativas tenham desacelerado nos últimos meses, como a alimentação, a incerteza com relação aos aumentos programados de itens administrados para o próximo ano contribuem para a resiliência das expectativas da inflação pelos consumidores.”

A pesquisa é feita com 2.100 consumidores de sete capitais brasileiras (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Recife). Eles respondem à pergunta: na sua opinião, de quanto será a inflação brasileira nos próximos 12 meses?

Bookmark and Share


TAGS » Economia, Inflação, FGV