Porto Alegre, sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

  • 22/08/2014
  • 15:44
  • Atualização: 15:56

Samu de Porto Alegre terá unidade preparada para atender casos de ebola

Capital terá mais cinco ambulâncias para atendimento a partir da próxima segunda-feira

Novas ambulâncias chegam em Porto Alegre na segunda-feira | Foto: PMPA / Divulgação / CP

Novas ambulâncias chegam em Porto Alegre na segunda-feira | Foto: PMPA / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre terá uma unidade pronta para atender possíveis casos de ebola a partir de segunda-feira. A unidade tem uma preparação interna de assepxia (desinfecção), alem de contar com uma equipe preparada para lidar com casos suspeitos ou confirmados. No interior do veículo estarão disponíveis equipamentos de proteção individual (EPI) - roupas de isolamento. Caso seja identificado um paciente com os sintomas da doença, ele será levado até o Hospital Conceição, na zona Norte da Capital, que é o hospital referência para estes casos.

Além desta unidade, mais quatro veículos entrarão em operação a partir da próxima segunda-feira. Dos cinco novos veículos, três serão equipados como unidades avançadas (UTIs móveis) e duas serão para suporte básico. Com as cinco novas unidades, duas das antigas e mais desgastadas serão desativadas. Outras três serão inteiramente reformadas.

Samu recebe mais ambulâncias em outubro
Além das cinco ambulâncias novas, mais três serão entregues até outubro, o que vai viabilizar o projeto de criação de uma base do Samu no Centro da Capital. A coordenação-geral do órgão ainda tenta encontrar um local com posição e estrutura adequadas para abrigar a equipe 24h e o veículo. Atualmente, o Samu soma 15 bases espalhadas pela cidade, mas nenhuma na área central.

Bookmark and Share