Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 22/08/2014
  • 21:18
  • Atualização: 22:11

Dilma cita investimentos no Estado durante comício em Porto Alegre

Presidente discursou à militância petista por cerca de meia-hora nesta sexta-feira

Dilma cita investimentos no Estado durante comício em Porto Alegre | Foto: Ichiro Guerra / Divulgação PT / CP

Dilma cita investimentos no Estado durante comício em Porto Alegre | Foto: Ichiro Guerra / Divulgação PT / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Falando a milhares de pessoas em comício realizado no estacionamento ao lado do Gigantinho, no complexo estádio Beira-Rio, na noite desta sexta-feira, a presidente e candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, ressaltou os feitos do governo petista como o aumento da renda dos brasileiros para pedir votos. E disse que quer continuar no Planalto para ver novas e futuras realizações de obras prometidas para o Estado.

“Quando entramos no governo, metade do país era de pobres. Hoje, em cada quatro brasileiros, três estão nas classes A, B ou C. Aqui, os pessimistas não têm lugar”, afirmou a candidata à reeleição. “Quem vai vencer o pessimismo e desinformação, é a verdade e a esperança”, completou.

Dilma falou por cerca de meia-hora, após candidatos a deputado, além do postulante a uma vaga no Senado pela coligação Unidos Pelo Rio Grande, Olívio Dutra, da candidata à vice na chapa, Abgail Pereira, e Tarso Genro, que tenta a reeleição ao cargo de governador do Estado. Ao longo de sua fala, a presidente foi interrompida por duas vezes por conta de aplausos.

“Como o Lula fazia”, a presidente evitou falar nominalmente os adversários, mas citou a lei que proibia a construção de escolas técnicas pelo governo federal. “Lei do Fernando Henrique”, disse a mandatária. A menção ao ex-presidente gerou vaias do público. Em outras ocasiões, Dilma usou “eles” para se referir as gestões da oposição.

Apesar de ser a principal estrela do comício, Dilma não foi a mais aplaudida, posto que coube a Olívio Dutra. Dilma, porém, recebeu bastante carinho do público, que gritou em coro “Dilma guerreira, mulher brasileira” em uma das vezes que a festa foi maior que o discurso. Quando a presidente citou a Copa, os militantes responderam, aos gritos, “1, 2, 3, Copa outra vez”.

Falas de Dilma:

Candidatos do PT

Somos aqueles que aqui, neste palanque e neste comício, lutaram para que este país tivesse um crescimento que não beneficiasse só uns poucos e destes poucos só os mais ricos. Nós somos aqueles que fizemos o Bolsa-Família, o Minha Casa, Minha Vida, o Pronatec, o Prouni, o Fies, somos aqueles que mudaram este país.

Investimentos no Estado:
Eu peço o voto porque eu quero estar aqui em 2017, quando a gente inaugurar a ponte do Rio Guaíba, quero estar aqui, junto com o Tarso, quando nós completarmos esta Rodovia do Parque, que eu chamo de avenida porque ela é muito linda, fazendo o trecho Sapucaia-EStância Velha. Quero estar aqui quando o polo naval de Rio Grande, o Estaleiro de Charqueadas, o Estaleiro de São José do Norte construírem cada vez mais plataformas, navios e empregarem trabalhadores. Eu quero estar aqui quando uma ferrovia, que talvez vocês não saibam, mas já saiu lá do Pará e que se chama Norte-Sul. Ela vinha descendo e parou em Anápolis, no meio do Brasil. Estendemos esta ferrovia e ela vai chegar no porto de Rio Grande

Eleições:
Quero dizer para vocês mais uma única coisa: essa eleição é uma eleição que tem uma cara. Eu não sei se vocês lembram, mas quando o Lula foi eleito em 2002, tinha uma expressão que era assim: “A esperança vai vencer o medo”. Agora vocês podem fazer: “Quem é que vai vencer o pessimismo, a desinformação e as inverdades?” Quem vai vencer é a verdade e novamente a esperança. A verdade porque nós temos o que mostrar. Nós temos que mostrar este país, que investiu em infraestrutura, que tem muito ainda o que fazer. O Olívio tem razão. Nós temos um grande desafio pela frente, mas nós podemos afirmar que, por o que nós fizemos, nós somos capazes de fazer mais. Onde está bom vai continuar, onde não está, vai mudar.

Bookmark and Share