Porto Alegre, domingo, 21 de Dezembro de 2014

  • 22/08/2014
  • 21:50
  • Atualização: 22:04

Brasil precisa investir quase R$ 1 trilhão em transporte, indica estudo

Pesquisa da CLT aponta malha de transportes obsoleta e saturada em todas as regiões

Pesquisa da CLT aponta malha de transportes obsoleta e saturada em todas as regiões | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

Pesquisa da CLT aponta malha de transportes obsoleta e saturada em todas as regiões | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

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  • Agência Brasil

Estudo publicado nesta sexta-feira pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) indica que o Brasil precisa investir R$ 987 bilhões em estruturas prioritárias para o transporte de passageiros e cargas. A 5ª edição do Plano CNT de Transporte e Logística propõe 2.045 projetos para melhorar a infraestrutura brasileira.

O estudo, que já está disponível no site da entidade, será encaminhado na próxima semana à Presidência da República, Congresso Nacional, governos estaduais e municipais, bem como ministérios envolvidos com o setor. Para o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, a infraestrutura atual não atende às necessidades do país. “Não temos quantitativo nem qualitativo. Grande parte da infraestrutura está obsoleta e, mais grave ainda, está saturada, não atende mais à demanda”.

No aspecto rodoviário, o estudo propõe a implantação de BRT (Bus Rapid Transit), de VLT (veículo leve sobre trilho), monotrilhos, metrôs e trens urbanos em 18 regiões metropolitanas. A CNT também cita a necessidade de ampliação de rodovias. Apenas no eixo Norte-Sul, que liga as cidades de Belém (PA) a Uruguaiana (RS), foram calculados investimentos de mais de R$ 27 bilhões na duplicação de 2.922 quilômetros de rodovias. O documento revela ainda que 89,9% das rodovias federais pavimentadas são de pista simples e mão dupla.

Além disso, o documento propõe expansão de hidrovias, dragagem em portos, construção de 23,8 mil quilômetros de ferrovias, construção e ampliação de aeroportos, construção e adequações de terminais de cargas. A construção de terminais multimodais também foi lembrada no estudo. São terminais que funcionam como elo entre diferentes formas de transporte, onde uma carga possa ser transferida de um tipo transporte para outro.

Para atingir um nível considerado adequado de infraestrutura no setor, o plano da CNT prevê investimentos da iniciativa privada, aliados a investimentos públicos. “A retomada dos investimentos públicos em infraestruturas de transporte, em anos recentes, apesar de assinalável, não tem sido suficiente para ajustar a oferta de transporte às demandas existentes e previstas”, diz o estudo.

Para Batista, o governo não conseguirá fazer os investimentos necessários sem a participação da iniciativa privada, e reforça que o total de investimentos necessários tende a aumentar. “O número de projetos e o valor de investimentos não vão diminuir, uma vez que as demandas por transportes tendem a crescer. A retomada do crescimento só é possível com investimento em logística e transporte. Esse é um problema nacional, não é só do setor transportador”, acrescentou.


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