Porto Alegre, quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

  • 23/08/2014
  • 10:00
  • Atualização: 10:15

Desabamento em mina de ouro mata pelo menos 25 pessoas

Acidente ocorreu na região de Bambari, na República Centro-Africana

  • Comentários
  • AFP

Pelo menos 25 pessoas morreram no desabamento de uma mina de ouro na região de Bambari, centro-leste da República Centro-Africana. "Vinte e sete pessoas foram sepultadas no desabamento da mina de ouro. Vinte e cinco corpos foram encontrados e enterrados. Mas dois ainda não foram encontrados", afirmou uma fonte policial de Bambari.  O acidente aconteceu na quinta-feira na localidade de Ndasima, em uma mina controlada por membros da ex-coalizão rebelde Seleka e explorada ilegalmente. 

"É verdade que nossos homens controlam Ndasima. Mas não posso afirmar que as vítimas pertencem ou são parentes dos ex-Seleka", disse uma fonte ligada à ex-coalizão rebelde. "As pessoas não respeitam as ordens. É proibido entrar à noite na jazida, mas este é o horário que escolhem para explotar a mina. Infelizmente, os incidentes são frequentes", completou a fonte. 

A exploração da mina de ouro de Ndasima, de propriedade da empresa canadense Axmin, foi interrompida em 2011 em consequência do grande número de ataques de homens armados. Milhares de pessoas invadiram o local e passaram a explorar a mina de forma artesanal. As autoridades locais se comprometeram a fechar a mina de forma temporária para a temporada de chuvas, com o objetivo de evitar acidentes. 

Bookmark and Share