Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 24/08/2014
  • 15:08
  • Atualização: 15:09

Presença do ebola é confirmada na República Democrática do Congo

Informação foi confirmada pelo ministro de saúde do país

  • Comentários
  • AFP

O vírus ebola está presente na República Democrática do Congo, na província de Equador (noroeste), confirmou neste domingo o ministro da Saúde congolês, Félix Kabange Numbi.

"Os resultados deram positivo. O vírus ebola está confirmado na RDC", declarou Kabange à AFP, referindo-se às amostras retiradas de pessoas afetadas por uma febre hemorrágica que deixou 13 mortos desde 11 de agosto em Equador.

"Depois de análises de oito amostras, o Instituto Nacional de Pesquisas Biomédicas (INRB) confirma que duas amostras deram positivo para o vírus ebola", indicou Kabange em uma mensagem divulgada pela televisão pública congolesa, indicando que testes mais amplos estão sendo feitos.

Declarando oficialmente a sétima epidemia de Ebola na RDC desde a descoberta do vírus neste país (na época, Zaire) em 1976, Kabange afirmou, entretanto, que esta "não tem ligação alguma com a que atingiu o leste da África".

"A experiência adquirida com as seis epidemias anteriores de Ebola contribuiu para contermos esta doença", declarou o ministro, afirmando que a epidemia está "limitada à região de Jera [...], mais de 1.200 km a nordeste de Kinshasa.

Bookmark and Share


TAGS » África, Mundo, Ebola