Correio do Povo

Porto Alegre, 16 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
15ºC
Amanhã
14º 23º


Faça sua Busca


Notícias > Rural

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

25/08/2014 12:11 - Atualizado em 25/08/2014 12:37

Primeiros animais da Expointer chegam a Esteio

Feira ocorre entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro

Primeiros animais da Expointer chegam a Esteio
Crédito: Tarsila Pereira

Os primeiros animais que participarão da 37ª Expointer chegaram ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil nesta segunda. A abertura dos portões ocorreu às 7h e contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, além de representantes das entidades do setor. O movimento deve intensificar-se a partir de quarta-feira, segundo o coordenador do Serviço de Exposições e Feiras da Seapa, Honório Franco.

Nesta manhã, quando os portões foram abertos, o movimento foi grande principalmente de equinos. Antes mesmo de o sol nascer, a fila de caminhões já era grande em frente ao portão 8 do parque. Na chegada, os animais são recepcionados por uma equipe de veterinários e assistentes, que realiza a identificação e inspeção.

Segundo Franco, muitos criadores têm problemas de acesso às propriedades, de modo que a chegada depende muito do clima. Ele acredita que até quinta-feira a maioria dos animais inscritos deverá estar no parque. Ao todo, 130 servidores do Departamento de Defesa Agropecuária da secretaria atuam na feira.

Quatro ovinos da raça Corriedale - três femeas e um macho - foram os primeiros animais a desembarcar no Parque de Exposições Assis Brasil. Eles pertencem à Cabanha Oliveira, de Uruguaiana. Segundo o cabanheiro João Fagundes, que trouxe 23 exemplares para a feira, é importante chegar cedo para escolher um lugar bom e ter tempo de recuperar os animais do desgaste sofrido após 12 horas de viagem.

Cada animal pode perder até 7kg em razão do estresse - alguns chegam a pesar 154kg. Para equilibrar a alimentação, os animais irão receber mais alfalfa e menos ração no primeiro dia no parque. “Não pode dar muita comida de saída, senão adoece”, explica Fagundes.

A entrada de animais no parque ocorre das 6h até a meia-noite. Os pequenos animais são recebidos diretamente nos seus pavilhões, onde são identificados e examinados. A 37ª Expointer ocorre entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro.

Bookmark and Share

Fonte: Danton Júnior / Correio do Povo





» Tags:Rural Expointer

O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.