Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 26/08/2014
  • 23:13
  • Atualização: 23:29

Projeto que muda nome da avenida Castelo Branco deve ser votado nesta quarta

Proposta do vereador Pedro Ruas (Psol) já havia sido apresentada em 2011

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

Nesta quarta-feira, a Câmara de Porto Alegre deve levar ao plenário o projeto de lei de autoria do vereador Pedro Ruas (PSol) que propõe a mudança de nome da avenida Castelo Branco para avenida da Legalidade. É o que garante a assessoria do parlamentar.

Em 2011, o vereador já havia apresentado projeto semelhante, mas não obteve maioria. Ruas retomou a proposta, destacando a necessidade da mudança do nome, a exemplo do que vem ocorrendo em outros estados brasileiros, onde praças, escolas e outros locais já receberam, no lugar de militares, nomes de lideranças que combateram a ditadura.

Ruas destacou que movimento nesse sentido ocorre mesmo em outros países latino-americanos, onde os nomes de torturadores vêm sendo trocados por nomes de personalidades que fizeram a oposição. No caso do Rio Grande do Sul, ele frisa, na sustentação do projeto, que Porto Alegre foi o palco no qual o governador Leonel Brizola liderou o movimento da Legalidade, exigindo o cumprimento da Constituição Federal, o que garantiu a posse de João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros na Presidência da República. Por esse motivo, segundo o vereador, a proposta de mudança voltou a ser apresentada.

Bookmark and Share