Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 28/08/2014
  • 09:53
  • Atualização: 10:36

Cai percentual de famílias gaúchas endividadas em agosto

Pesquisa da Fecomércio-RS apontou 61,9% de endividados

  • Comentários
  • Correio do Povo

O número de famílias endividadas em agosto em comparação com o mesmo mês do ano passado registrou queda. Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor Gaúcho (Peic) elaborada pela Fecomércio-RS e divulgada nesta quinta-feira, das 600 famílias ouvidas pelo levantamento, 61,9% afirmaram estar endividadas, contra 66,2% que informaram estar na mesma situação em agosto de 2013.

Para o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn, o cenário permanece indicando um quadro relativamente saudável do endividamento. “Em uma análise tendencial, o percentual de famílias endividadas apresentou estabilidade no primeiro semestre e leve redução, nos últimos meses”, disse. Segundo o dirigente, tal comportamento está em linha com a conjuntura de aumento de juros e arrefecimento do crédito e do consumo observada desde o ano passado.

A parcela da renda familiar comprometida com dívidas, na média em 12 meses, permaneceu estabilizada em 27,6%. O cartão de crédito (68,7%) continua liderando, de forma isolada, todos os tipos de dívidas assumidas pelas famílias gaúchas, seguido pelos carnês (36,7%) e o cheque especial (17,2%).

Também o percentual de famílias com contas em atraso apresentou redução em agosto deste ano (24,3%) na comparação com o mesmo mês do ano passado (26,7%). A pesquisa ainda constatou recuo percentual de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas em atraso em 30 dias. Em agosto do ano passado, esse percentual foi de 8,9%, passando para 6,4% em agosto de 2014.

Bookmark and Share