Porto Alegre, domingo, 23 de Novembro de 2014

  • 29/08/2014
  • 17:20
  • Atualização: 17:28

Prefeitura de Dois Irmãos adquire caminhão para agilizar coleta seletiva

Moradores reclamam de falhas do serviço no município

Moradores reclamam de falhas do serviço no município | Foto: Stephany Sander / Especial / CP

Moradores reclamam de falhas do serviço no município | Foto: Stephany Sander / Especial / CP

  • Comentários
  • Stephany Sander / Correio do Povo

Com o objetivo de amenizar a falta de cumprimento do cronograma da coleta seletiva de lixo em Dois Irmãos, a administração municipal adquiriu um novo caminhão para agilizar o serviço. O veículo deve entrar em funcionamento nos próximos 40 dias.

Os moradores têm se queixado de falhas na prestação de serviço, realizado pela Cooperativa dos Recicladores do município. “Nós sempre separamos os resíduos secos dos orgânicos mas, por duas ocasiões nos últimos três dias, ficamos esperando a coleta passar ela não veio. Ou ainda veio com um caminhão único, misturando os lixos e acabando com nosso empenho em fazer a separação correta”, conta Mirna Hoffmann, moradora do bairro São João. Moradores das regiões de Portal da Serra, Vale Verde e Floresta também tiveram dificuldades com a coleta de lixo.

A prefeita Tânia da Silva publicou uma nota no site da prefeitura com um pedido de desculpas aos moradores. No texto, o município explica que conta com três veículos para a coleta, adquiridos nos anos de 1997, 2001 e 2006, que passam mais tempo em manutenção do que realizando o serviço.

“O caminhão de lixo não consegue adquirir uma boa velocidade devido ao para e arranca da função de recolher aos poucos os resíduos, os motores não aguentam mais e precisam constantemente de conserto, o que prejudica a comunidade”, afirma Paulo Roberto Correa dos Santos, presidente da Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos. A renovação da frota para a coleta seletiva começará com um veículo no valor de R$ 300 mil, por parte da administração, que deve entrar em operação no próximo mês.

Além deste, até o final do ano um segundo caminhão deve chegar à cidade com recursos da Fundação Nacional da Saúde, por intermédio do governo federal. “Este, porém, ainda não tem data para ser entregue. Esperamos que chegue até dezembro, tendo em vista que no verão a proporção de lixo também aumenta entre as semanas de Natal e Ano Novo”, complementa a prefeita.


Bookmark and Share


TAGS » Lixo, Dois Irmãos