Porto Alegre, domingo, 23 de Novembro de 2014

  • 01/09/2014
  • 13:38
  • Atualização: 13:45

Emater prevê crescimento de 1,49% na safra no RS

Levantamento sobre intenção de plantio foi apresentado nesta segunda na Expointer

Safra gaúcha terá crescimento em relação ao ano passado | Foto: Ándré Ávila

Safra gaúcha terá crescimento em relação ao ano passado | Foto: Ándré Ávila

  • Comentários
  • Jézica Bruno / Correio do Povo

O Rio Grande do Sul deverá ter aumento de 1,49% na área a ser plantada durante a safra de verão 2014/2015. A variação da área de plantio com as principais culturas de verão como arroz, feijão (primeira safra), milho e soja é pequena se comparada a anterior. O primeiro levantamento sobre intenção de plantio da safra foi apresentado nesta segunda-feira pela Emater/RS-Ascar, na Expointer. No total semeado com as culturas a área cultivada chega a 7,187 milhões de hectares. No ano passado era de 7,081 milhões.

O destaque foi para a soja. Em relação a área plantada a cultura apresenta aumento de 2,80%, o que representa suba de 9,26% na produção. A elevação da área se dá, sobretudo na Fronteira Oeste e no extremo Sul. Foi identificada ainda variação de 1,98% na área de arroz, queda de 5,24% para o feijão e 5,74% para o milho.

As mudanças destes números podem ocorrer basicamente com as alterações das condições meteorológicas durante o ciclo das culturas. Entre os fatores que contribuem para o aumento no plantio está a disponibilidade de crédito aos produtores. No caso da soja, a ocorrência do fenômeno El Niño também favorece. “As condições climáticas se apresentam positivas. Se elas permaneceram teremos uma safra melhor que a do ano passado que, inclusive, teve uma boa produção”, explicou o presidente da Emater/RS-Ascar, Lino De David.

Bookmark and Share


TAGS » Rural, Expointer