Porto Alegre, sábado, 20 de Dezembro de 2014

  • 01/09/2014
  • 14:04
  • Atualização: 16:45

EUA pede a Israel que revise plano de desapropriar terras palestinas

Exército israelense anunciou que expropriará 400 hectares do território palestino da Cisjordânia

  • Comentários
  • AFP

Os Estados Unidos pediram a Israel nesta segunda-feira que reveja seu mais recente plano de desapropriar terras palestinas na zona de Belém da ocupada Cisjordânia. "Este anúncio é contraproducente para o objetivo declarado de Israel de obter uma solução negociada de dois estados com os palestinos", afirmou um alto funcionário do departamento de Estado.

O exército israelense anunciou no domingo que expropriará 400 hectares do território palestino da Cisjordânia, no setor de Belém (sul). "Seguindo as instruções do poder político (...) 400 dunams em Gevaot são declarados terras do Estado", disse o exército, acrescentando que as partes afetadas têm 45 dias para apelar, sem dar mais explicações.

Trata-se de uma decisão sem precedentes desde os anos 1980 por sua envergadura, reagiu alarmada a organização A Paz Agora, contrária à colonização nos territórios ocupados. A entidade considera o anúncio como "a prova de que o primeiro-ministro (Benjamin) Netanyahu segue levantando obstáculos ao projeto de dois Estados (israelense e palestino) e promovendo uma solução que consiste em apenas um Estado.

Bookmark and Share


TAGS » Israel, Mundo, EUA