Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 01/09/2014
  • 16:47
  • Atualização: 17:10

Novo edital do transporte público de Porto Alegre deve ser divulgado até dia 20

Prefeito José Fortunati anunciou o novo prazo durante Encontro da Frente Nacional de Prefeitos

Previsão é que vencedor seja conhecido até dezembro para que processo inicie em 2015 | Foto: André Ávila / CP Memória

Previsão é que vencedor seja conhecido até dezembro para que processo inicie em 2015 | Foto: André Ávila / CP Memória

  • Comentários
  • Correio do Povo

O prefeito José Fortunati anunciou nesta segunda-feira que a publicação do novo edital de licitação para o transporte público de Porto Alegre deve ocorrer até o dia 20 de setembro, dois dias antes do prazo determinado pela Justiça. O mandatário fez a divulgação do prazo durante o Encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília.

ATP alega “falta de objetivo claro” em edital do transporte público
Nova licitação do transporte sairá em 60 dias, garante Cappellari

Desde o impasse jurídico que levou a suspensão da concorrência pública, em 3 de junho, técnicos da EPTC e do Tribunal de Contas do Estado estão realizando reuniões para adequar pontos do edital que foram questionados juridicamente. Além de multas contratuais, será ampliado o prazo para a renovação da frota que era de cinco anos, que hoje é de 1.701 ônibus.

“Estamos realizando reuniões contínuas. Acredito que até a sexta-feira da próxima semana já tenhamos o debate técnico concluído”, afirmou o prefeito.

Como não houve interessados na última abertura de propostas, a prefeitura optou por abrir a concorrência para empresas internacionais, como prevê a lei de licitações (parágrafo 4º do artigo 32, da Lei 8666/93), com a publicação do edital no site do Banco Mundial. A medida visa baixar os custos e evitar monopólio ou boicote de empresários locais que atuam no setor.

“Na disputa entre concorrentes que atendam todos esses pressupostos, ganhará aquele que oferecer a menor tarifa. Não tenho dúvidas de que todo este processo qualificará o serviço de ônibus em Porto Alegre”, afirmou Fortunati.

Além de exigir novo padrão de qualidade dos veículos, o novo edital também prevê a ampliação de linhas para locais não atendidos na capital. Previsão é que o vencedor seja conhecido até dezembro para que o processo inicie em 2015.

* Com informações da colunista Taliane Oppitz.

Bookmark and Share