Correio do Povo

Porto Alegre, 1 de Outubro de 2014


Porto Alegre
Agora
22ºC
Amanhã
13º 20º


Faça sua Busca


Notícias > Geral > Meio Ambiente

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

01/09/2014 17:20 - Atualizado em 01/09/2014 17:21

Projeto voltado para recicladoras será lançado amanhã em São Leopoldo

Iniciativa prevê ações de saúde, educação ambiental, inclusão social e segurança

 A Secretaria do Meio Ambiente de São Leopoldo (Semmam) apresenta amanhã às cooperativas de reciclagem da cidade o projeto “Recicladoras da Qualidade de Vida”. A ação ocorre em parceria com outras secretarias e é voltada exclusivamente para as mulheres que trabalham nestes locais. A apresentação será às 14h, no Museu do Rio.

De acordo com a chefe do Departamento de Projetos e Convênios da Semmam, Fernanda Coletto, a ação surgiu a partir da assinatura de um acordo com as cooperativas do município, em julho, em que, além de encaminhar o lixo para que os locais façam a triagem, a administração pública se compromete em realizar outras ações com os profissionais da área de reciclagem.

A iniciativa busca efetuar atividades direcionadas para a saúde, educação ambiental, inclusão social, segurança e cuidados das profissionais. “Os recicladores ficam cerca de 8 horas de pé, apenas fazendo a triagem dos resíduos na esteira, é uma profissão desgastante", afirma Fernanda. "Queremos implantar ações de saúde, como ginástica laboral, alongamentos, e realizar encontros com as recicladoras, falando sobre violência domésticas, ações voltadas para finanças e economia, e outros temas, já que elas são a maioria na separação de lixo”, complementa.

São Leopoldo possui nove cooperativas e cada uma delas conta com cerca de 12 funcionários. Mais da metade são mulheres. “E deste total, duas cooperativas, que trabalham apenas com a reciclagem de azeite usado, têm apenas mulheres trabalhando no local”, destaca. O projeto deve começar nos próximos dias, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Integração Social, Esportes, e com o auxílio da Coordenadoria de Políticas para Mulheres. Ele deve ocorrer de maneira permanente nas cooperativas Univale, Uniciclar, Cooperfeitoria, Nova Conquista, Aturói Vitória, Loteamento Santo Antônio e Mãos Dadas e ainda a cooperativa Mundo Mais Limpo.


Fonte: Stephany Sander / Correio do Povo





» Tags:

O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.