Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 03/09/2014
  • 10:04
  • Atualização: 10:20

Presídio de Venâncio Aires será primeiro a ter segurança privada no RS

Inauguração de casa prisional deve ocorrer em outubro

  • Comentários
  • Jerônimo Pires / Rádio Guaíba

Dentro de um mês, o novo presídio de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, deve começar a funcionar. A novidade é que a segurança da casa prisional será controlada por uma empresa privada, conforme publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira. Esta é a primeira vez que o Rio Grande do Sul adota a medida.

O titular da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Gelson Treisleben, lembra que outros estados já trabalham desta forma. Treisleben garante que a administração do presídio será feita pelo Estado. De acordo com o gestor, os 160 trabalhadores devem atuar por um período de seis meses.

Segundo o superintendente, depois desse período inicial, a ideia é que os seguranças do Instituto Nacional de Administração Prisional (Inap) sejam substituídos por servidores do Estado que serão contratados através de concurso público. A casa terá 529 vagas para presidiários. O custo por preso será de R$ 2,7 mil por mês. O diretor do Sindicato dos Servidores da Susepe (Amapergs), Cristiano Fortes, é contrário à medida. Ele alega que é um desserviço à sociedade.

 Bookmark and Share