Porto Alegre, segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

  • 04/09/2014
  • 16:49
  • Atualização: 16:58

Supermercados podem não abrir em feriados na região Metropolitana

Falta de acordo impede a abertura das lojas em Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos e Novo Hamburgo

  • Comentários
  • Stephany Sander / Correio do Povo

Os mini, super e hipermercados de Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos e Novo Hamburgo, na região Metropolitana, não poderão mais abrir em feriados. De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Novo Hamburgo, Vitor Gatelli, a decisão ocorreu em função da não renovação do acordo que era mantido com o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Vale do Sinos (Sindigeneros), que representa as empresas.

“O documento venceu no dia 31 de agosto e, até o momento, não chegamos a um acordo. Nossa última reunião ocorreu na terça-feira, e foi mediada pelo Ministério do Trabalho de Novo Hamburgo”, afirma. Segundo Gatelli, a negociação já dura 45 dias e, até agora, os trabalhadores não estão satisfeitos com o que o sindicato patronal oferece. “Já que não temos acordo, os estabelecimento vão fechar nos feriados, como a lei prevê. Para os funcionários será ótimo, mais tempo para descansar e com a família. Ressaltamos apenas que a decisão não foi nossa, mas da patronal que não está propondo o que queremos”, explica.

Já o presidente do Sindigeneros, Juelcir Sazanim, acredita que haverá novo acordo afim de tentar reverter a situação até o próximo domingo, feriado de 7 de setembro. “Precisamos chegar a um acordo visando não prejudicar a população”, diz. Conforme ele, o revezamento dos funcionários e a vinculação do prêmio recebido pelos trabalhadores na folha salarial são algumas das questões divergentes.

Uma nova reunião entre as partes deve ocorrer ainda nesta sexta-feira. Caso não haja acordo até o final do ano entre os sindicatos, os estabelecimentos que atuam no comércio varejista de alimentos não poderão abrir nos seis feriados até o final do ano. São eles: 7 e 20 de setembro, 12 de outubro, 2 e 15 de novembro e 25 de dezembro.

Bookmark and Share


TAGS »