Correio do Povo | Notícias | Novo reitor da Uniritter toma posse nesta quarta-feira

Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 25 de Abril de 2018

  • 03/04/2018
  • 20:51
  • Atualização: 11:22

Novo reitor da Uniritter toma posse nesta quarta-feira

Germano Schwartz assume com criação de novo curso e no rescaldo de polêmica com demissões

Germano Schwartz assume com criação de novo curso e no rescaldo de polêmica com demissões | Foto: Alina Souza

Germano Schwartz assume com criação de novo curso e no rescaldo de polêmica com demissões | Foto: Alina Souza

  • Comentários
  • Correio do Povo

Anunciado como novo reitor da Uniritter em dezembro, Germano Schwartz toma posse nesta quarta-feira, em evento oficial no Auditório Master do Campus Zona Sul, às 18h. Entre as novidades para a gestão, que não tem duração delimitada, está a implementação do curso de Odontologia no próximo semestre. Mas a primeira surpresa será para o próprio reitor, que pediu para não ser informado sobre os detalhes da cerimônia.

Uma das ações da nova gestão ocorreu antes mesmo da posse, com a inauguração do novo campus no Shopping Iguatemi, no início de março. Para Germano, a unidade representa seus principais desafios e apostas para a Uniritter: o projeto pedagógico e a internacionalidade. Algumas das propostas do campus são disciplinas ministradas inteiramente em inglês, projetos de intercâmbio, balanços e redes disponíveis aos estudantes e salas de aula diferenciadas, com a possibilidade de escrever em todas as paredes e vidros. “É um campus disruptivo, e somente visitando é possível entender como tudo foi pensado”, avalia.

Outro investimento da instituição será em metodologias ativas, aplicadas em todos os campi. No curso de Direito, por exemplo, os estudantes poderão simular um tribunal de júri a partir do estudo de caso, em vez de aprender o conteúdo por meio de aulas expositivas. “Utilizamos essas metodologias em conjunto com outras, entendendo o aluno como protagonista do Ensino”, explica Germano.

Apesar das novidades, a gestão do novo reitor também iniciou em meio a polêmicas sobre a instituição. Em dezembro, foi anunciado o desligamento de mais de 100 docentes, além de mudanças nos currículos de vários cursos, gerando insatisfação entre a comunidade acadêmica. “Todo o nosso esforço se dá no sentido de manter a qualidade acadêmica, sem juízo de valor sobre qualquer setor ou pessoa”, garante Germano.

Outra questão criticada por estudantes e docentes foi o fechamento, em janeiro, do campus da avenida Wenceslau Escobar, que atendia cursos de especialização, Master e MBA. O reitor defende que os estudantes foram realocados visando a melhor estrutura do campus Zona Sul; e afirma que a instituição pretende continuar investindo na área.

Germano revela que estão sendo elaborados novos cursos de graduação e de pós-graduação, que devem ser anunciados ainda neste ano.

No próximo semestre, ocorre a implementação do curso de Odontologia, que foi avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), em visita recente à instituição. “Todo esse momento pelo qual nós passamos foi de repensar a própria Uniritter, e, pouco a pouco, vamos informar todas as nossas próximas etapas”, conclui.


TAGS » Ensino, Universidade