Porto Alegre

15ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 28 de Junho de 2017

  • 18/06/2017
  • 22:14
  • Atualização: 22:17

PP descarta nome de Ana Amélia ao Piratini

Presidente estadual do partido, Celso Bernardi, admitiu possibilidade de apoio ao PMDB

Ana Amélia tentará reeleição ao Senado | Foto: Geraldo Magela / Divulgação / CP Memória

Ana Amélia tentará reeleição ao Senado | Foto: Geraldo Magela / Divulgação / CP Memória

  • Comentários
  • Flavia Bemfica

O presidente estadual do PP, Celso Bernardi, informou neste domingo que já está consolidado no partido que a senadora Ana Amélia Lemos será candidata à reeleição ao Senado e não disputará o governo do Estado. “A senadora não será candidata ao governo. Ela estará na majoritária como candidata ao Senado”, afirmou.

Bernardi disse ainda que as tratativas de uma aliança entre PSDB, PP e PTB, tendo o ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (PSDB), como candidato ao governo, foram “comprometidas” pela mudança do cenário nacional. “Essas conversas aconteciam em uma conjuntura na qual o PSDB se mostrava muito forte para uma candidatura nacional, a ser reproduzida nos estados com diferentes aliados. Mas, depois das denúncias, contra o Aécio (o senador afastado Aécio Neves, do PSDB), isso mudou, afetando as articulações estaduais, inclusive no RS.”

As posições aproximam o PP ainda mais do governador José Ivo Sartori, que o PMDB já lançou candidato à reeleição. Hoje o PP é o principal partido da base aliada de Sartori. E Bernardi admite que a aliança com o PMDB para 2018 está em discussão. Na próxima semana, nos debates que começa a realizar com as bases, a direção partidária distribuirá questionários nos quais consta a solicitação de uma avaliação da atual administração estadual.

“Estamos apoiando todas as iniciativas do governo. Tentamos agilizar o governo. É evidente que o PMDB é um dos partidos com que conversamos.” Outra possibilidade, diz Bernardi, é o PP apresentar uma “novidade” em candidatura própria. “Alguém de fora da política, como um empresário”, adianta.