Porto Alegre

8ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 20 de Julho de 2017

  • 15/07/2017
  • 09:36
  • Atualização: 10:23

Federação Israelita divulga nota de repúdio a discurso de Perondi

Deputado Darcísio Perondi comparou atuação de Sérgio Zveiter com práticas do nazismo e fascimo

Deputado Darcísio Perondi comparou atuação de Sérgio Zveiter com práticas do nazismo e fascimo | Foto: Facebook / Reprodução / CP

Deputado Darcísio Perondi comparou atuação de Sérgio Zveiter com práticas do nazismo e fascimo | Foto: Facebook / Reprodução / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul emitiu nota, na sexta-feira, repudiando a atitude do deputado gaúcho e vice-líder do governo, Darcísio Perondi (PMDB), que comparou a atuação do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), à práticas do nazismo e fascismo. Zveiter foi o relator na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara da ação contra o presidente Michel Temer.

A Federação Israelita considerou as declarações de Perondi como “inoportunas, inadequadas e ofensivas à memória dos seis milhões de vítimas daquele período nefasto da nossa história”. Diante da repercussão negativa, Perondi também divulgou nota na sexta-feira explicando sua posição.

Confira na íntegra a nota de repúdio divulgada pela Federação Israelita do RS:

"A propósito das declarações do deputado gaúcho Darcísio Perondi, comparando o parecer do deputado Sergio Zveiter às atitudes de nazistas e fascistas, a FIRS – Federação Israelita do Rio Grande do Sul -, representante da comunidade judaica do RS, vem a público manifestar que as considera inoportunas, inadequadas e ofensivas à memória dos 6 milhões de vítimas daquele período nefasto da nossa história.

Não é a primeira vez que personagens políticas, no desejo de defender seus líderes, associam ações dos três poderes no Brasil de hoje com o tratamento dado aos judeus na Alemanha nazista. Isto nos ofende e ofende a memória daqueles que lá morreram, bem como dos sobreviventes e de seus parentes.

A Comunidade Judaica do RS, alinhada às comunidades de todo o país, conclama o deputado Perondi a rever, em manifestação pública, seu posicionamento sobre a questão, eis que entendemos ser esta uma atitude oportuna e adequada para os necessários esclarecimentos."

Confira na íntegra a divulgação da nota de repúdio do deputado gaúcho Darcísio Perondi:

"Surpreendido pela repercussão da minha posição na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados contra o Parecer do Relator, quero afirmar o seguinte:

1º – Em nenhum momento fiz apologia ao nazismo e ao fascismo. Transcrevo aqui minhas palavras, de acordo com as notas taquigráficas oficiais da Câmara (imagem anexada):“Registro a ousadia do Relator, servil à Procuradoria, de dizer que, em dúvida, é pela sociedade, e não pelo réu. Vamos rasgar o Código Penal, a Constituição Federal! Vamos rasgar! Isso é apologia do nazismo, do fascismo. Mussolini fez o mal, Hitler fez o mal com essa política”.

Está claro que me referi às práticas nazistas e fascistas de não respeitarem as leis. Em nenhum momento a questão religiosa foi mencionada.

2º – O meu comportamento e minha história como cidadão e político respaldam a minha solidariedade e indignação ao sofrimento dos judeus nos momentos dramáticos e nefastos, quando o Estado era tudo e o cidadão não era nada.

3º – Se houve um mal-entendido, peço desculpas à toda comunidade israelita do Brasil que eu respeito e onde tenho excelentes relações."



TAGS » Política, Deputado