Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 16 de Janeiro de 2018

  • 26/12/2017
  • 11:53
  • Atualização: 13:15

Servidores de Porto Alegre podem antecipar 13º a partir desta terça-feira

Prefeitura indica que funcionalismo realize o empréstimo no Banrisul

Servidores de Porto Alegre podem realizar empréstimo do 13º a partir desta terça-feira | Foto: Brayan Martins / PMPA / CP

Servidores de Porto Alegre podem realizar empréstimo do 13º a partir desta terça-feira | Foto: Brayan Martins / PMPA / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Servidores de Porto Alegre podem realizar empréstimo do 13º salário a partir desta terça-feira. A prefeitura indenizará todos os servidores - ativos, inativos e pensionistas - que optarem pela transição bancária, que terá juros de 1,42% ao mês.

A prefeitura indica ainda que os servidores realizem o empréstimo no Banrisul, que terá horário estendido para atender os servidores municipais. As agências, de acordo com a prefeitura de Porto Alegre, devem abrir às 8h30min. A partir de hoje só os servidores correntistas com cadastro ativo no banco podem fazer o empréstimo. Os que ainda não têm cadastro ou que possuem contas inativas terão que abrir ou ativar a conta corrente para realizar a contratação do empréstimo. O que pode ser feito a partir de 3 de janeiro de 2018.

O servidor que optar por não antecipar o valor receberá da prefeitura o 13º parcelado em 10 vezes, a partir de 20 de fevereiro de 2018. A medida será acrescida de correção monetária pelo IPCA, mais juros legais, equivalente a 1,42% ao mês.

Tire suas dúvidas

- Todos os servidores públicos municipais e agentes políticos com folha de pagamento operada pela Prefeitura de Porto Alegre podem realizar o empréstimo do 13º salário.

- A antecipação é facultativa. O servidor que optar pela operação no Banrisul receberá o valor da gratificação natalina sem qualquer prejuízo, já que as despesas bancárias serão custeadas pela prefeitura. Quem não aderir ao financiamento irá receber em 10 parcelas mensais, a partir de 20 de fevereiro, com indenização do IPCA + juros legais, que é o equivalente a 1,42% ao mês, conforme previsto no artigo 2º da Lei.

- De acordo com a prefeitura, o empréstimo 13º está garantido apenas com o Banrisul. Todos os outros bancos podem oferecer proposta, porém não estarão abrangidos pela operação financeira. Nesse caso, cada servidor deverá negociar com o seu banco a taxa e o prazo de pagamento.

- Servidores que já são correntistas e possuem cadastro ativo no Banrisul podem retriar o empréstimo a partir desta terça-feira, 26 de dezembro. 

- Os servidores que ainda não têm cadastro ou que possuem contas inativas, terão que abrir/ativar a conta corrente e realizar a contratação do empréstimo a partir de 3 de janeiro de 2018.

- A antecipação poderá ser solicitada até 19 de janeiro de 2018.

- Documentos necessários para o empréstimo são RG, CPF, comprovante de residência (atualizado), originais, e comprovante de renda.

- Negativados também poderão fazer o empréstimo. A prefeitura orienta que o correntista procure sua agência para fazer acordo. Ficarão restritos apenas aqueles que possuem demanda judicial que envolva o Banrisul ou que possuam pendências legais com este banco.

- A adesão será direto nas agências do Banrisul e está previsto horário ampliado, das 8h30min às 16h em todas as agências, principalmente as do Centro, para atendimento da demanda.

- O recurso será disponibilizado pelo Banrisul em até 48h após a assinatura do contrato, seja na conta corrente de correntista ou aberta para este fim ou por TED na conta informada no contrato firmado.