Correio do Povo

Porto Alegre, 28 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
11ºC
Amanhã
13º 25º


Faça sua Busca



Esportes > Copa 2014

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

13/06/2014 17:51 - Atualizado em 20/06/2014 14:27

Holanda humilha campeã do mundo na estreia

Com grandes atuações de Robben e Van Persie, holandeses aplicaram 5 a 1 na Espanha

Holanda humilhou a Espanha na repetição da final de 2010<br /><b>Crédito: </b> Javier Soriano / AFP / CP
Holanda humilhou a Espanha na repetição da final de 2010
Crédito: Javier Soriano / AFP / CP
Holanda humilhou a Espanha na repetição da final de 2010
Crédito: Javier Soriano / AFP / CP

A atual campeã do mundo Espanha foi humilhada pela Holanda na tarde desta sexta-feira na Fonte Nova, em Salvador, na estreia das duas seleções no Mundial do Brasil. Com uma atuação espetacular, o time holandês fez jus ao apelido de Laranja Mecânica e passou por cima do adversário com uma goleada de 5 a 1. Robben e Van Persie, duas vezes cada, e De Vrij marcaram os gols holandeses. Xabi Alonso fez o de honra espanhol. A goleada foi a pior derrota em estreias de um país atual campeão em Copas.

A Holanda volta a campo na próxima quarta-feira, quando vem ao Beira-Rio enfrentar a Austrália, às 13h. A Espanha encara o Chile na quinta, no Maracanã, em jogo que pode decretar a sua eliminação do Mundial.

O jogo

Jogo movimentado e empate no primeiro tempo


A partida começou em ritmo acelerado na Fonte Nova. A Espanha enfrentou dificuldades para impor seu estilo de toque sobre a forte marcação da Holanda nos primeiros minutos. E foi a Laranja Mecânica que teve a primeira oportunidade. Aos 7, Robben deu passe para Sneijder, que saiu na cara de Casillas, mas tentou na força e chutou em cima do goleiro espanhol perdendo a oportunidade.

Aos poucos, a Espanha passou a dominar a partida. Com a posse de bola passando dos 60%, o time espanhol forçou a Holanda e ficar no seu campo e foi criando oportunidades. A primeira veio aos 17 minutos em passe de David Silva que encontrou Diego Costa. O centroavante acabou errando a finalização e mandou a bola para fora. Na sequência, veio o gol espanhol.

Aos 25, o passe de Xavi encontrou Diego Costa, que deu o corte em De Vrij e foi para o chão. O árbitro italiano Nicola Rizzoli marcou um duvidoso pênalti a favor da Espanha. Xabi Alonso bateu com segurança no canto esquerdo e abriu o placar na Fonte Nova, 1 a 0.

Atrás no placar, a Holanda saiu para o jogo e foi favorecida pelo recuo espanhol. O time comandado por Vicente Del Bosque passou a marcar atrás e a tocar a bola apenas em seu campo. Quando a partida ia para o intervalo, a Holanda chegou ao seu gol. Aos 43, Blind deu um lindo lançamento às costas da defesa e Van Persie teve muita perfeição na finalização para de cabeça tocar a bola por cima de Casillas, 1 a 1 e placar final de primeiro tempo.

Holanda massacra Espanha na etapa final e consegue goleada histórica
Os dois times voltaram sem mudanças para a segunda etapa. E não demorou muito para a rede ser balançada novamente. E de novo lançamento longo de Blind que pegou a defesa espanhola desarrumada, aos 8 minutos. Robben recebeu, matou a bola de maneira brilhante, tirou a marcação de Piqué e chutou forte sem chances para Casillas, 2 a 1.

A Holanda teve oportunidade para ampliar aos 14 em jogada da dupla Robben e Van Persie. O meia tocou para o centroavante que soltou a bomba e acertou o travessão de Casillas. Cinco minutos depois, no entanto, a Holanda não perdeu a chance. Sneijder bateu falta, Casillas saiu mal e De Vrij empurrou para o fundo das redes, 3 a 1.

Casillas realmente não estava no seu dia. Aos 26, ele saiu jogando, perdeu a bola para Van Persie, que só empurrou a bola para o fundo das redes e transformou o placar em goleada, 4 a 1.

Aos 33, Van Persiei foi substituído e mesmo assim a Holanda não perdeu força ofensiva. Um minuto depois, após lançamento, Robben avançou, deixou Casillas e dois defensores da Espanha no chão e mandou para o gol, 5 a 1 e seleção campeã do mundo humilhada em Salvador.

Copa do Mundo – 1ª fase – Grupo B

ESPANHA - 1

Iker Casillas; César Azpilicueta, Gerard Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Sergio Busquets, Xabi Alonso (Pedro), Xavi Hernández, Andrés Iniesta e David Silva (Fabregas); Diego Costa (Fernando Torres). Técnico: Vicente Del Bosque.

HOLANDA - 5
Cillessen; Janmaat, Vlaar, De Vrij (Veltman), Martins, Blind, Guzmán (Wijnaldum), Sneijder, De Jong, Van Persie (Lens) e Robben. Técnico: Louis Van Gaal

Gols: Xabi Alonso (26min/1ºT); Van Persie (43min/1°T-26min/2ºT), Robben (16min/1ºT-34min/2°T), De Vrij, (16min/2ºT),
Cartões amarelos: De Guzmán, De Vrij, Van Persie (HOL); Casillas (ESP)

Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Assistentes: Renato Faverani (ITA) e Andrea Stefani (ITA)







Bookmark and Share

Fonte: Cristiano Munari / Correio do Povo





O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.